das plantas

das Plantas

Um lugar de encontro entre pesquisas e inquietações dos seus idealizadores: Camila Torres, Juliana Colli e Luís Filipe Porto.

Das Plantas é um laboratório movido pela experimentação de processos de aprendizagem inspirados na natureza, movidos pela arte e aprimorados pelo design. Tem como marco inaugural uma residência artística realizada no ano de 2021 no interior do estado do Espírito Santo.

A Residência das Plantas se apresenta como um espaço-tempo criado para se imaginar modos de convivência humana em harmonia com as paisagens que ocupamos, em uma coexistência que propicie a regeneração de nossas relações com os demais organismos que ocupam esta Terra. 

Seu programa contempla uma imersão em paisagens características de um bioma, orientada por atividades que contribuam para as criações poéticas individuais e coletivas, que propiciem o compartilhamento de pesquisas e a construção de coletividade, incluindo o preparo de refeições para o grupo de residentes, os cuidados com os espaços da residência e a integração junto à comunidade anfitriã.

As ações decorrentes da imersão são posteriormente sistematizadas em diversas mídias, como publicações digitais, impressos e vídeos, além de serem ampliadas em diálogos com espaços que possibilitem a apresentação e a discussão de temas relacionados à residência.

Camila Torres

BRASÍLIA
CERRADO

Designer (bacharel pela Ufes, mestre pela UnB), professora de graduação em Design Gráfico, pesquisa relações entre o humano e o vegetal no doutorado em Artes Visuais (UnB).

Juliana Colli

VITÓRIA
MATa ATLÂNTICA

Designer (bacharel pela Ufes, mestra em Artes pela Ufes, pós em educação pelo Ifes). Atua como professora pesquisadora na rede pública e privada do ES e é empreendedora social.

Luis Filipe Porto

SÃO PAULO
MATA ATLÂNTICA

Artista (licenciatura pela Ufes), pesquisador e gestor cultural. Atua no núcleo educativo da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, no coletivo Foi à Feira e no Bananal em SP.